Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 20, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
domingo 20, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Governo regulamenta regime especial de adiantamento para enfrentamento de emergências da Covid-19

Passam a ter mais celeridade as aquisições e contratações destinadas ao enfrentamento de emergências decorrentes do novo Coronavírus no Estado. Isso porque, a concessão de suprimento de fundos, também conhecida como regime de adiantamento, teve seus limites ampliados nas operações dessa natureza. 

A medida é regulamentada pelo Decreto Estadual n° 6.106, publicado na edição desta segunda-feira, 8, do Diário Oficial do Estado. O Decreto dispõe sobre o regime de adiantamento do qual se refere a Lei Federal 13.979 de 2020. Esta trata das medidas para enfrentamento à Covid-19 no país. 

O adiantamento poderá ser utilizado para a aquisição de quaisquer bens, material de consumo e permanente ou serviços comuns. É importante destacar a exclusividade de atendimento às medidas de prevenção e combate à 
pandemia do novo Coronavírus.

O suprimento de fundos somente é permitido nas operações efetuadas pelo cartão corporativo, ou seja, o cartão de pagamento do Governo. É importante salientar ainda que a medida só tem durabilidade enquanto perdurar a situação de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 no Estado.  

A antecipação do pagamento de despesas, excepcionalmente ao enfrentamento da doença, também deve obedecer às condições e garantias da Medida Provisória Federal 961, de 6 de maio de 2020. 

Complementarmente, deve ser adotado, em todas as cláusulas e situações não conflitantes desse ato, o Decreto Estadual 4.669 de 2012. 

Transparência

Os procedimentos de concessão realizados com fundamento neste Decreto serão disponibilizados em até 48 horas, no Portal da Transparência do Estado do Tocantins. Além disso, deverão ser contabilizados em fonte e detalhamento específico para o novo Coronavírus.

Justificativa

Assim como em âmbito federal, a adoção do suprimento de fundos se justifica neste período emergencial por se tratar de uma forma de execução de despesa pública mais simplificada e flexível do que a licitação. Além disso, amplia o poder negocial da Administração Pública.

Na maior parte das vezes, o procedimento regular de licitação é demasiadamente moroso para atender às necessidades transitórias e emergenciais. Portanto, é importante considerar que o grave cenário pandêmico causado pela Covid-19 demanda ações urgentes do Poder Público em compras, serviços e obras de reparo para a finalidade de enfrentamento do vírus, o que este Decreto vem implementar”, destaca o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Senivan Almeida de Arruda. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img